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Lancome Promove Programa Fidelidade - Logomotiva Presença Digital

Lancôme promove programa de fidelidade através das redes sociais

3 minutos de leitura

Já pensou em acumular pontos usando as redes sociais e adquirir seus produtos de beleza? A empresa de cosméticos de luxo Lancôme lançou esta semana seu novo programa de fidelidade: o Recompensas Lancôme Elite. Nesta estratégia de marketing, a participação dos clientes nas mídias sociais é igualmente importante quanto às compras realizadas em lojas. A novidade ganhou destaque, pois é uma das primeiras iniciativas na categoria.

De acordo com o vice-presidente de marketing digital da Lancôme, Alessio Rossi, a empresa não poderia reter mais clientes com o Customer Relationship Management (CRM) tradicional. Ou seja, a interação entre os atuais e novos clientes deveria ser feita de forma diferente. Sabemos que é um padrão promover a aquisição e retenção com base nos dados, mas o engajamento de consumidores com a nova estratégia, segundo Rossi aumentará o envolvimento com a marca, porque o conteúdo da empresa está sendo compartilhado em diferentes canais de comunicação. Dessa forma, a equipe pode avaliar em que local, o conteúdo está demonstrando mais audiência.

Mesmo sem ter sido divulgada, a campanha já obteve nos seus 10 dias de lançamento uma grande quantidade de registros. Ainda em desenvolvimento, o programa de fidelidade poderá ter um programa de mídia com o objetivo de impulsionar a aquisição de novos clientes.

As mídias sociais têm destaque no programa de fidelidade da Lancôme

O destaque dessa estratégia é que qualquer um pode participar sem custos. Diferentemente de outras campanhas com o intuito de acumular pontos, o cliente pode interagir através das mídias sociais da Lancôme. O diferencial aqui está na forma de engajamento. Nas redes sociais, os clientes podem acumular muito mais pontos do que se estivessem comprando produtos.

“Nós não queremos apenas lançar outra promoção ou desconto. Ao contrário, é um canal de comunicação bidirecional com os consumidores para entendê-los melhor, coletar informações sobre como percorrer o caminho de tomada de decisão, fornecendo insights em última análise, podemos oferecer uma experiência ainda mais personalizada.”, explicou o vice-presidente de marketing da Lancôme, Alessio Rossi.

No programa de fidelidade Lancôme Elite Recompensas, os membros recebem 10 pontos por cada dólar gasto e ganham até 25 pontos para o compartilhamento no Twitter, Instagram, Facebook e Foursquare e se os usuários conectarem seus perfis com a marca nas mesmas mídias, respectivamente, ganham até 50 pontos. Outra novidade é a possibilidade de acumular pontos ao assistir tutorais de maquiagem no site Lancome.com ou dar check-in nos locais ou eventos com o Foursquare.

Alessio Rossi explica que a iniciativa foi um grande desafio e o ajudou a abrir os olhos. Não basta avaliar em como é possível monetizar estratégias como essa. É necessário pensar na construção de um relacionamento e isso não será feito do dia para a noite. Para realmente dar certo, a estratégia terá que refletir sob um ponto de vista mais amplo e com mais tempo.

Para controlar sua aquisição de pontos cada membro receberá um painel exclusivo. Os usuários terão a possibilidade de resgatar pontos, realizando consultas, selecionando seus itens favoritos para tratamentos de cosmética e concorrer a eventos como o Fashion Week de Nova York.

Apesar da explosão de aplicativos, a Lancôme Elite Recompensas ainda está limitada para o acesso em tablets e desktops. Mas os apps para celular podem ser aguardados até o final deste ano. O representante da empresa revela que foi necessário escolher prioridades, mas em breve o programa de fidelidade também estará disponível em dispositivos móveis.

A expectativa segundo os idealizadores é que o novo programa crescerá ainda mais nos próximos anos, pois ele oferece feedbacks mais precisos.